Conheça os objetivos das redes sociais e evite perigos e vícios

12/03/2012 18:10

As redes sociais

não existem apenas 

para se manter contatos com amigos ou fazer novas amizades. 

A forma como você as utiliza 

tanto pode fazer você crescer profissionalmente

como pode acabar com sua carreira:

tudo dependerá dos cuidados que você tomar.

 

Muitas pessoas utilizam o Facebook, o Twitter, o Orkut, etc., como se fossem simplesmente instrumentos de relacionamento entre amigos, parentes, etc. No entanto, as redes sociais (ou "sites sociais", ou ainda "sites de relacionamento") são muito mais do que isto. Elas são excelentes oportunidades para as pessoas mostarem seus talentos, seus níveis de informação sobre coisas importantes que acontecem no mundo, etc. Entretanto, muitos usuários, especialmente os jovens e adolescentes, desperdiçam essas oportunidades, postam o que não poderiam nem deveriam postar e, o que é extremamente perigoso: fazem contatos com pessoas que nem sabem quem realmente são. É preciso ter cuido ao escolher contatos, estebelecendo conexões com pessoas que você possa ter certeza de quem são, preferencialmente quem você realmente conhece.

Não são somente os jovens e adolescentes que cometem displicências nas redes sociais. Muita gente adulta também as comete, postando fotografias mostrando residências e o que existe dentro delas, etc. Nas redes sociais, como em qualquer espaço na intenet, o que PODE ser evitado PRECISA ser evitado. Elas não existem para o usuário mostrar ou dizer onde ele mora ou o que possui, nem para publicar coisas do tipo "Oba, hoje já é sexta-feira" ou "Puxa, hoje já é segunda-feira". Isto é quase como pedir para ser assaltado ou para ser demitido (veja o artigo anterior). O usuário também deve evitar de falar mal de seu próprio emprego e de outras pessoas, mesmo que faça isto numa mensagem particular a alguém de sua confiança. Quando você fala mal de alguém, seja pela internet, por telefone ou pessoalmente, a pessoa com quem você fala provavelmente pensará que se você fala mal de outras pessoas a ela, falará mal dela  a outras pessoas. Ou seja, ela deixará de confiar em você, e muito provavelmente dirá a outros amigos que você costuma falar mal das pessoas, embora lhe jure que não comentará a ninguém o que você lhe contou. Isto poderá ser muito perigoso para sua profissão e sua relação com as pessoas através das redes sociais e fora delas.

 Verdadeiros objetivos e perigos

Os verdadeiros objetivos das redes sociais se tornaram mais claros a partir de 2009, quando o Facebook passou a ter mais de 300 milhões de afiliados. Hoje mais de 750 milhões de pessoas no mundo utilizam essa rede, e esse número cotinua a crescer. Entre seus usários estão pessoas físicas de diversas faixas etárias e pessoas jurídicas (empresas públicas e privadas, órgãos governamentais, ONGs, etc.). O mesmo acontece com o Twitter, o Orkut, o LinkedIn, etc. Isto quer dizer que, rapidamente, esses sites estão deixando de ser apenas "redes sociais" e se transofmando em serviços de utlidade social, profissional e de negócios. São excelentes ferramentas de comunicação com recursos para áudio, textos e vídeos que, dependendo da forma como são usados, tanto podem ajudar o usuário a obter sucesso em seus empreendimentos como podem trazer sérios prejuízos: isto dependerá de sua habilidade e de seu nível de responsabilidade no uso da rede. 

"No Twitter, tem gente que só falta dizer o que foi fazer no banheiro." - disse uma usuária num comentário num blogue. E ela tem razão. Isto está acontecendo, e muito, em todas as redes sociais. Em dois casos recentes ocorridos recentemente em São Paulo, duas pessoas postaram fotografias de suas residências no Facebook, e as deixaram configuradas como "público" - o que permitia que qualquer usuário do site as visse. Uma delas - um rapaz de 16 anos - publicou também fotografias dos objetos que possuía (aparelhos de som, etc.). A outra acrescentou no comentário que estava em férias (o que, em casos assim, faz com que muitas pessoas imaginem que o usuário não esteja em casa, tenha feito uma viagem). Resultado: as duas residências foram assaltadas. É como eu já disse: na internet, o que PODE ser evitado TEM que ser evitado. 

A exposição de fotos e de informações que não interessem a outras pessoas sempre colocam o usuário, seus familiares e seus amigos em riscos muito perigosos. Exponha no seu perfil informações importantes sobre algo que foi relatado num telejornal, num jornal, revele seus conhecimentos profissionais, demonstre conhecimentos sobre coisas interessantes que acontecem no mundo, comprove que você é uma pessoa sempre bem informada social, política e profissionalmente. Não informe nas redes sociais que você tem um smartphone, um PC ou notebook maravilhoso, ou o tipo de carro que você, seu pai ou qualquer pessoa na família ou amigos possuem. Essas informações não são de interesse de outras pessoas, a não ser para os criminosos, e colocarão você mesmo, seus familiares e seus amigos em perigo. 

Quando utilizamos as redes com responsabilidade, elas se tornam excelentes auxiliares para nossos objetivos sociais e profissionais. O mundo está em franco avanço acelerado de globalização econômica e social, e isto nos obriga a experimentar e usar todas as novidades tecnológicas que surgem constantemente e que estejam ao nosso alcance. Quando você pretende realizar uma negociação qualquer, seja comercial, profissional, etc., na maioria das vezes a outra pessoa lhe pergunta se você tem um site, um blogue, qual é o número do seu celular, se você utiliza alguma rede social, e se você disser que não usa pelo menos uma rede social, corre o risco de perder sua oportunidade de sucesso por não estar em dia com os recursos mais modernos. Nesse sentido, as redes sociais são importantes instrumentos na medida em que elas facilitam nossa interação entre pessoas, empresas e outras organizações. Isto significa ampliação de possibilidades de contatos, inclusive pessoais, entre profissionais da mesma área de atuação e/ou de diferentes áreas, entre profisssionais e clientes, entre empresas, entre empresas e clientes, etc. Vem daí a necessidade de saber escolher com quem você quer se contactar, de saber o que deve e o que não deve postar, etc. 

Vícios: como evitá-los?

"É possível uma pessoa viciar-se no uso de redes sociais?" Segundo psicólogos, psicanalistas e outros estudiosos de ciências do comportamento humano, sim, mas é possível também evitar o vício ou livrar-se dele. Eles dizem que se você não consegue passar mais de duas horas ou mesmo um dia sem consultar sua rede social, é muito provável que você esteja viciado. Para livrar-se do vício ou evitá-lo, recomenda-se que o usuário faça um cronograma de seu uso da rede social antes de cada vez que for usá-la e o siga rigorosamente. As principais recomendações são as seguintes:

1) Estabeleça um objetivo para visitar o site, seja o seu próprio perfil ou o de outra pessoa. 

Talvez você esteja apenas verificando se alguém lhe enviou uma mensagem ou postou algo em seu perfil. Cuidado! Geralmente são essas pequenas coisas que fazem o usuário passar mais tempo na rede. Limite-se a responder às mensagens, postagens e comentários que receber apenas quando você acessar a rede sem que seja necessariamente para procurá-los. Só as procure se você estiver à espera de alguma informação importante (para sua profissão, seu trabalho, etc.). 

2) Avalie para quê você se inscreveu na rede. Foi por razões profissionais? Para lembrar o aniversário de alguém? Por razões sociais? Seja qual for o motivo, você precisa ter certeza de estar usando sua rede e seu tempo para algo que lhe seja útil. 

3) Estabeleça o cronograma escrevendo por quanto tempo, com que frequência (quantas vezes por dia e por semana) e  para quê você utiliza o site. Anote o total de horas por dia e por semana e, se forem muitas (por exemplo, se forem mais de duas horas num mesmo dia) tente diminuir esse tempo nas próximas vezes. 

4) Escolha muito bem as pessoas com quem você quer se contactar. Não aceite contactos com pessoas que você não sabe quem são.

5) Não passe mais de 15 minutos respondendo a mensagens. 

6) Verifique sua rede cerca de 10 minutos por dia apenas para limpar SPAM e lixo. Durante esse tempo, NÃO RESPONDA A MESNAGENS, A COMENTÁRIOS, NÃO COMENTE OUTRAS POSTAGENS NEM FAÇA QUALQUER OUTRA COISA. 

7) Passe no máximo 30 minutos por dia lendo e respondendo a mensagens IMPORTANTES (não a quaisquer mensagens) do seu grupo. 

Se você não conseguir cumprir o cronograma, cancele seu perfil e abandone o site.