Numa rede social, evite chamar uma amiga de "bonequinha" ou "mana".

14/01/2012 11:14

Tentando demonstrar carinho,

o rapaz fez um comentário no perfil da amiga

chamando-a de "bonequinha".

Ela reagiu e, 

educadamente,

deixou bem claro que não gostou

nem um pouco.  

 

 

Eu visitei o perfil de uma amiga numa rede social, e nele visualizei o comentário de um de seus contatos numa das postagens dela. Tentando demonstrar-lhe afeto, o rapaz a chamou de "bonequinha". A reação dela veio logo abaixo, dizendo que não é uma boneca, nem "mana"... (e aí veio um desfile de outros termos geralmente usados por rapazes nos comentários para mulheres no Facebook, no Twitter, etc.). A resposta veio educadamente, mas deixando bem claro que ela não estava disposta a permitir a continuidade de tal tratamento.

Em casos assim, reações como a daquela moça são de se esperar sempre, e são bem justificáveis: é óbvio que rapazes como aquele ainda têm muito a aprender com relação ao uso adequado de redes sociais. É evidente que lhes falta a noção de assertividade. Ou seja, de comunicação assertiva(*). Este é um conhecimento básico obrigatório, não somente para profissionais de comunicação, mas para qualquer pessoa, especialmente quando se trata de relacionamentos através da internet, por telefone ou seja como for, por maior que seja a intimidade entre as pessoas envolvidas. No caso de um comentário exposto no perfil de alguém numa rede social, esse cuidado tem que ser ainda maior, pois o texto estará exposto a outros amigos daquela pessoa, tal como no caso aqui mencionado. 

"Bonequinha", num caso como este, é um termo bem antigo que chegou ao Brasil através do cinema americano por volta dos anos 1950. O filme "Bonequinha de Luxo", hoje considerado um "clássico", é uma comprovação disto: o título se refere à personagem principal, uma jovem de família rica que era assim tratada pelos rapazes. A palavra "bonequinha" no título não pode ser considerada um preconceito, porque o objetivo do filme, embora fosse uma comédia, era mesmo atrair a atenção dos expectadores  contra o uso de termos machistas comuns na época. Machista, sim, porque embora muitos homens ainda hoje o usem apenas tentando demonstrar carinho pela mulher, na verdade a palavra "boneca" se refere àquele conhecido brinquedo de meninas. Ou seja, a expressão é, na verdade, uma forma de comparar a mulher a um brinquedo, algo que após ser muito usado pode ser guardado para voltar a ser usado mais tarde, ou que pode ser quebrado, descartado, jogado fora, etc. Quando as mulheres reagem ao serem tratadas com termos assim, elas têm razão. Elas não são briquedos, são seres humanos e querem ser tratadas e respeitadas como tal. Com carinho, mas como pessoas, não como objetos.

Nos sites de relacionamento - como também são chamadas as redes sociais - também devem ser evitados termos como "princesa", "minha deusa", "mana", etc. Talvez você seja um amigo muito íntimo da mulher com quem você se relaciona, mas os demais amigos dela não tem noção dessa intimidade. Isto certamente a colocará numa situação social bem desagradável - e a você também, por demonstrar intimidade demais  em comentários e postagens que podem ser vistas por várias pessoas além dela.

Volto a dizer o que já tenho dito através de outros artigos: em qualquer postagem feita numa rede de relacionamentos, seja nos perfis de amigos ou no seu próprio perfil, a assertividade não é apenas muito importante: é absolatamente imprescindível. É necessária.  

(*) Neste mesmo site você encontra um artigo explicando o que é "comunicação assertiva".