Usuários sensatos não precisam se preocupar com o código QR do Facebook

25/06/2012 23:05

Alguns usuários do Facebook

até chegaram a excluir seus perfis

depois que souberam

que a empresa expôs

um código QR que pode ser capitado por satélites.

A informação está em vários sites e blogues desde março dese ano. A empresa que administra a rede de relacionamentos Facebook tem, no teto do edifício em que ela funciona na cidade de Menlo, no estado norte americano da Califórnia, um código QR seguindo um esquema iniciado no ano passado pela Philips & Company. No início de outubro de 2011, a Philips criou uma modalidade de publicidade que usa os tetos dos edifícios como "banners". O sistema permite que qualquer empresa de qualquer setor coloque códigos QR gigantescos nos tetos dos edifícios para que usuários da Internet em todo o mu ndo vejam suas propagandas através do Google Maps e do Google Earth.

Os usuários do Facebook sabem que o Google Earth é um programa desenvolvido pela empresa Google que apresenta um modelo tridicmensional do nosso planeta a partir de um mosaico composto por imagens otidas por satélites. Vem daí a razão da preocupação.  Porém, as pessoas que usam as redes soociais online com senstatez não tem motivos para se preocuparem. Usar uma rede social com sensatez significa, entre outras coisas:

- Evitar publicar postagens e comentários com palavrões;

- Evitar postagens e comentários que possam ser interpretados como preconceitos

- Se expor opiniões, seja sobre o que for, não o faça de forma ofensiva.

- Se expor opiniões, permitir que qualquer outra pessoa exponha uma opinião contrária (se você tem o direito de revelar sua opinião, as outras pessoas também tem).

- Se expor uma opinião contrária à de alguém, faça isto gentilmente.

- Se alguem expor uma opinião contrária à sua como resposta, apenas aceite-a, evite outra resposta a essa pessoa para evitar uma discussão.

Além disso, será muito interessante vocês segirem os conselhos de Mário Persona, considerado um dos melhores especialistas em consultoria empresarial, mercado de trabalho e uso da Internet do Brasil. Assistam aos vídeos abaixo: 

 

www.youtube.com/watch?v=Yr4Cboj_K20 

www.youtube.com/watch?v=N58UxKMUNP8&feature=relmfu 

www.youtube.com/watch?v=N58UxKMUNP8&feature=relmfu